//Bolsas europeias em baixa à espera do desemprego na zona euro

Bolsas europeias em baixa à espera do desemprego na zona euro

Cerca das 09:00 em Lisboa, o EuroStoxx 600 recuava 0,53%, para 483,67 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt caíam 0,50%, 0,41% e 0,59%, bem como as de Madrid e Milão, que se desvalorizavam 0,32% e 0,07%, respetivamente.

Depois de abrir em alta, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência, estando cerca das 09:00 o principal índice, o PSI20, a subir 0,15%, para 5.608,30 pontos.

Na sexta-feira, a bolsa de Nova Iorque terminou em baixa numa sessão marcada pelo relatório do emprego de dezembro, mês em que foram criados menos empregos que o previsto pelos analistas.

Assim, Wall Street terminou em terreno negativo na primeira semana do ano apesar de ter iniciado o ano com um máximo do índice Dow Jones, afetada pela possibilidade de que a Reserva Federal (Fed) suba as taxas de juro mais rapidamente do que o previsto devido à subida sustentada da taxa de inflação.

Afetados pelo possível endurecimento da política monetária, os juros da dívida dos EUA a 10 anos chegou a subir até 1,8%, enquanto os investidores já estão pendentes da publicação, na quarta-feira, da taxa de inflação dos EUA em dezembro.