//Bolsas europeias em baixa à espera do primeiro aumento das taxas do BCE em 11 anos

Bolsas europeias em baixa à espera do primeiro aumento das taxas do BCE em 11 anos

As principais bolsas europeias negociavam esta quinta-feira em baixa, pendentes da reunião do Banco Central Europeu (BCE) na qual subirá hoje as taxas de juro pela primeira vez em 11 anos e à espera de conhecer o novo instrumento de antifragmentação.

Cerca das 08.55 horas em Lisboa, o EuroStoxx 600 descia 0,27% para 421,39 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt recuavam 0,26%, 0,16% e 0,31%, enquanto a de Madrid desvalorizava-se 0,35%.

Atingida pela crise política em Itália, numa altura em que o primeiro-ministro, Mario Draghi, deverá pedir a demissão, por ter perdido a maioria para governar e onde se deverão realizar eleições em setembro ou outubro, a bolsa de Milão estava a cair 1,86%.

Depois de abrir em baixa, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência, estando cerca das 08:55 o principal índice, o PSI, a subir 0,94% para 5.884,47 pontos.

Na reunião de política monetária de hoje, o BCE poderá debater uma subida de 0,50 pontos percentuais das taxas de juro, em vez de 0,25 pontos percentuais como antecipado, e deverá anunciar os moldes de funcionamento do novo instrumento de antifragmentação, um novo mecanismo para limitar a subida dos juros das dívidas soberanas da zona euro.