//Bolsas europeias em baixa após BCE admitir que inflação pode durar

Bolsas europeias em baixa após BCE admitir que inflação pode durar

As principais bolsas europeias estavam esta sexta-feira em baixa, depois do Banco Central Europeu (BCE) ter reconhecido na quinta-feira que as pressões inflacionistas poderão durar mais que o esperado.

Cerca das 8:50 em Lisboa, o EuroStoxx 600 descia 1,62% para 473,54 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt recuavam 0,24%, 0,27% e 0,26%, bem como as de Madrid e Milão que se desvalorizavam ambas 0,34%.

Depois de abrir em baixa, a bolsa de Lisboa invertia a tendência, estando cerca das 08:50, o principal índice, o PSI20, a avançar 0,07% para 5.750,88 pontos.

O reconhecimento pelo BCE, que manteve a política monetária na quinta-feira, de que as pressões inflacionistas podem durar mais que o esperado já provocou uma subida generalizada dos juros das dívidas soberanas da zona euro.

A bolsa de Wall Street fechou em máximos de sempre na quinta-feira, apesar do menor otimismo dos investidores na sequência da apresentação de resultados empresariais de grandes tecnológicas dos EUA menores que os esperados e de que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu a um ritmo menor que o antecipado no terceiro trimestre.