As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, depois das fortes baixas de terça-feira resultantes das tensões geopolíticas originadas pela morte do jornalista Jamal Khashoggi no consulado da Arábia Saudita na Turquia e da situação política em Itália.
Cerca das 09:00 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a subir 0,55% para 356,04 pontos.
As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,48%, 0,65% e 0,30%, respetivamente, bem como as de Madrid e Milão, que avançavam ambas 0,25%.
Depois de ter aberto em baixa, a bolsa de Lisboa invertia a tendência e, cerca das 09:00, o principal índice, o PSI20, subia 0,51% para 4.957,77 pontos.
As bolsas recuaram na terça-feira devido à tensão em crescendo entre Itália e Bruxelas, aos resultados empresariais piores que o esperado e aos apelos da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) para continuar a subida das taxas de juro.
Na agenda de hoje, os mercados seguirão com atenção Itália, bem como a comparência da primeira-ministra britânica, Theresa May, no parlamento, no mesmo dia que foi convocada pelo Comité 1922, que reúne os deputados conservadores, entre rumores de um desafio à sua liderança devido à gestão do “Brexit”.
A Comissão Europeia pediu na terça-feira a Roma um novo projeto de orçamento, algo nunca visto anteriormente, depois de estudar a resposta do Governo italiano às advertências de Bruxelas de que as contas não cumprem as normas europeias.
Na segunda-feira, Itália defendeu as contas para 2019 e negou-se a reduzir o défice, alegando que está consciente que escolheu uma direção da política orçamental que não está em linha com as normas do Pacto de Estabilidade e Crescimento mas que é necessária para o crescimento económico do país.
Em Riade, o principal foro económico da Arábia Saudita continua pelo segundo dia as suas sessões à sombra do boicote devido ao caso do jornalista saudita assassinado Jamal Khashoggi e com a previsão da assinatura de mais acordos milionários.
As autoridades turcas tentam hoje fechar a investigação do assassínio do jornalista opositor saudita Jamal Khashoggi, incluindo a procura do cadáver.
Em relação à morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, Washington não está satisfeita com as explicações dadas por Riade, um dos principais aliados no Médio Oriente.
O barril de petróleo Brent para entrega em dezembro abriu hoje em alta, a cotar-se a 79,75 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,40% do que no encerramento da sessão anterior e depois de ter estado acima dos 85 dólares no início do mês.
Em Nova Iorque, a bolsa de Wall Street terminou em baixa na terça-feira, com o Dow Jones a descer 0,50% para 25.191,43 pontos, depois de ter subido em 03 de outubro último para 26.828,39 pontos, atual máximo desde que foi criado em 1896.
No mesmo sentido, o Nasdaq fechou a cair 0,42% para 7.437,54 pontos, depois de ter subido até aos 8.109,69 pontos em 29 de agosto, atual máximo de sempre.
A nível cambial, o euro abriu em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1462 dólares, contra 1,1458 dólares na terça-feira.
Deixe um comentário