//Boris Johnson recusa demitir-se e pretende substituir membros do governo demissionários

Boris Johnson recusa demitir-se e pretende substituir membros do governo demissionários

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou esta quarta-feira existir suficiente “talento” na bancada parlamentar do Partido Conservador para substituir os mais de 30 membros do Governo demissionários, recusando novamente demitir-se.

Questionado hoje na Comissão de Ligação, composta por presidentes das diferentes comissões parlamentares, Johnson reiterou a determinação em permanecer no cargo.

“O país está a atravessar tempos difíceis”, admitiu, referindo “as pressões a que as pessoas estão sujeitas e a necessidade de o governo se concentrar nas suas prioridades”.

Mencionando ainda “a maior guerra na Europa nos últimos 80 anos”, argumentou que “não seria de maneira nenhuma responsável virar as costas”.

Questionado sobre se o Executivo vai sofrer com a falta de ministros e outros membros que se demitiram nas últimas horas, Johnson respondeu que “há uma riqueza de talentos” na bancada parlamentar, de mais de 300 deputados.

Cinco secretários de Estado anunciaram esta tarde numa carta conjunta que iam deixar o governo de Boris Johnson, elevando para pelo menos 32 o número de membros do governo britânico que se demitiram desde terça-feira.