O BPI contribuiu com 32 milhões de euros para os resultados do primeiro trimestre de 2020 do grupo espanhol CaixaBank, que anunciou esta quinta-feira lucros de 90 milhões de euros, depois de constituir provisões extraordinárias de 400 milhões devido à covid-19.
A contribuição da filial portuguesa foi 45% inferior à que tinha feito há um ano, quando transferiu 58 milhões de euros para a ‘casa mãe’.
Apesar da desaceleração económica provocada pela luta contra a pandemia da covid-19, que obrigou a um aumento nas provisões, o CaixaBank não prevê que os resultados no final de 2020 sejam negativos em Espanha ou em Portugal.
“Não prevemos de forma alguma que possa haver resultados negativos no BPI”, disse o presidente executivo do CaixaBank, Gonzalo Gortázar, na videoconferência de imprensa em que apresentou os resultados do grupo bancário.
Gortázar sublinhou que o CaixaBank tem feito o seu “trabalho de casa” nos últimos anos e está “preparado” para enfrentar “uma crise dura, para resistir e ser um porto seguro e uma fortaleza” para os clientes.
Na informação que transmitiu hoje ao mercado, o grupo espanhol dono do BPI explica que as provisões de 400 milhões de euros feitas são “um exercício de prudência”, devido ao efeito que a pandemia da covid-19 poderia ter nos resultados futuros da instituição.
As previsões do CaixaBank são que o PIB espanhol caia este ano 7,2% e que a descida em Portugal seja ainda maior, de 8,1%.
Para o próximo ano, estima que a economia espanhola crescerá 6,9% e que a economia portuguesa poderá registar um crescimento de 6,1%.
“Portugal tem uma dependência ainda maior do que a Espanha do setor do turismo e essa é a grande incógnita”, disse Gonzalo Gortázar.
Em qualquer caso, vão ser “dois anos perdidos”, com um PIB inferior ao de 2019 nos dois países, acrescentou.
Estas estimativas levaram o CaixaBank a cancelar os objetivos financeiros previstos para 2021 nos dois mercados. Gortázar salientou que não há certezas sobre a evolução da pandemia, pelo que as previsões para 2020 e 2021 poderiam ser ainda piores.
O BPI vai apresentar os resultados do exercício do primeiro trimestre de 2020 na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, em Lisboa.
Segundo o diretor executivo de intervenção, controlo de gestão e capital do CaixaBank, Matthías Bulach, os resultados que vão ser apresentados pelo BPI “serão um pouco mais baixos do que os 32 milhões de euros” com que a filial portuguesa contribuiu para o grupo no trimestre.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 224 mil mortos e infetou cerca de 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.
Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.
Deixe um comentário