//Brexit: MNE considera catastrófica eventual falta de acordo com Reino Unido

Brexit: MNE considera catastrófica eventual falta de acordo com Reino Unido

“Na perspetiva portuguesa, a não existência de um acordo (com o Reino Unido) é catastrófica. É um acontecimento na ordem da catástrofe”, disse Augusto Santos Silva em entrevista ao programa “Geometria Variável”, da Antena 1.

Santos Silva sublinhou que a ausência de um acordo pode mesmo significar “o primeiro grande escolho” da presidência portuguesa da União Europeia.

“Seria um absurdo perdermos o Reino Unido e se nós não conseguirmos o acordo eu não tenho a mínima hesitação em dizer que esse será o primeiro grande escolho com que se debaterá a presidência portuguesa”, afirmou o ministro.

Mesmo assim, Augusto Santos Silva diz ter uma “crença” de que a situação pode solucionar-se.

“Eu acredito que vai haver acordo, mas este acredito é mais de crença do que propriamente de expectativa racional”, acrescentou o ministro dos Negócios Estrangeiros sem especificar.

As negociações entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido recomeçaram hoje, com um prazo marcado até domingo para se tentar alcançar um acordo pós-‘Brexit’, sendo mais provável o cenário do ‘no-deal’, segundo fonte próxima do Conselho.