
A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira um pacote financeiro de 172,5 milhões de euros para 79 campanhas de promoção de produtos agroalimentares de 19 Estados-membros, incluindo Portugal, nos mercados interno e externo.
As campanhas decorrerão nos três próximos anos e sete das quais são portugueses, incluindo campanhas de promoção de vinho verde, azeite, porco alentejano, carne de coelho e leite.
Os programas em questão destinam-se a ajudar os produtores agroalimentares da União Europeia a comunicar a qualidade dos seus produtos, a fim de os promover no mercado interno ou procurar abrir novos mercados (48 dos projetos destinam-se a promoções fora do bloco europeu) em países como a China, o Japão, o México e a Colômbia.
Da verba total, saída do orçamento para a agricultura, uma fatia de 97 milhões de euros destina-se a “programas de promoção simples”, propostos por uma ou várias entidades de um Estado-membro. Um outro montante de 75,5 milhões de euros permitirá financiar os chamados “programas múltiplos”, que envolvem pelo menos dois Estados-membros.
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