//Caixa só paga juros em poupanças de mais de 6.666 euros

Caixa só paga juros em poupanças de mais de 6.666 euros

A partir de agosto, a Caixa Geral de Depósitos vai cortar nas taxas que paga nos depósitos e mudar as regras de pagamentos de juros. Ou seja, vai deixar de pagar o juro no final de cada semestre sempre que o juro seja inferior a um euro.

Isto significa que os depósitos cujas taxas vão ser revistas vão de ter, pelo menos, 6.667 euros para render algum dinheiro.

O banco está a avisar os clientes que vai baixar o juro semestral das contas Caixapoupança, Caixapoupança Reformado, Emigrante, Superior e Caixa Projecto de 0,05% para 0,015% (corte de 70%) a partir do dia 1 de agosto.

A partir da mesma data “será alterada a regra de pagamento de juros nos Depósitos a Prazo e Depósitos Poupança, pelo que não serão pagos juros sempre que o valor ilíquido dos juros calculados seja inferior a um euro”.

DECO contesta

Para António Ribeiro, economista da DECO, o banco público dá um sinal errado ao deixar de pagar juros abaixo de um euro numa altura em que a taxa de poupança está em níveis historicamente baixos.

A Caixa Geral de Depósitos anunciou que vai baixar as taxas de juro dos depósitos a partir de 1 de agosto e, também, que a partir dessa data não paga juros inferiores a 1 euro.

António Ribeiro diz que é a indicação errada. “O sinal que está a ser dado ao pequeno aforrador é que não vale a pena poupar porque não serão remuneradas as pequenas poupanças.”

“A mensagem devia ser precisamente o contrário, incentivar a poupança para mudar comportamentos, porque neste momento temos das mais baixas taxas de poupança, precisamente no sentido contrário do que está a acontecer no resto da Europa.”

António Ribeiro sublinha, por outro lado, que embora a Caixa Geral de Depósitos vá deixar de pagar juros inferiores a um euro, não se coíbe de cobrar as despesas nesse montante.

[Notícia atualizada às 11h39]

Ver fonte

TAGS: