//CAP: PAC foi “almofada de socorro” e subida dos custos pode refletir-se nos preços

CAP: PAC foi “almofada de socorro” e subida dos custos pode refletir-se nos preços

“A agricultura, como tem uma especificidade muito própria, onde a maioria são trabalhadores independentes, não pode recorrer ao ‘lay-off’. Qual foi a almofada de socorro para o setor agrícola? Foi a Política Agrícola Comum”, considerou o presidente da CAP, em declarações à Lusa.

Para Eduardo Oliveira e Sousa, se a PAC não tivesse sido “consistente e regular” no pagamento das ajudas, “teria havido um colapso na produção” e um consequente reflexo no abastecimento agroalimentar.

“Se o cidadão comum, que vai ao supermercado, não sentiu quaisquer faltas de alimentos, uma parte deve-se à resiliência do setor e a outra parte ao facto de as ajudas da Política Agrícola Comum terem funcionado”, afirmou.

No entanto, o impacto da covid-19 na economia em geral começa a acarretar consequências para a agricultura e para os produtos alimentares, nomeadamente, devido ao aumento dos preços dos combustíveis.

De acordo com a CAP, poderá registar-se assim um aumento do preço dos produtos, que não se resolve com o comércio internacional, tendo em conta que, “tudo o que vem de fora, vem carregado dos custos associados ao transporte”.

Conforme notou Eduardo Oliveira e Sousa, os preços ao produtor estiveram sempre em baixa, porém, este ano, podem acompanhar uma possível evolução do valor dos produtos.