//Carlos Costa: Endividamento das famílias é uma vulnerabilidade da economia

Carlos Costa: Endividamento das famílias é uma vulnerabilidade da economia

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, alertou esta quarta-feira que o nível de endividamento das famílias portuguesas continua acima da média da zona euro e constitui uma vulnerabilidade da economia.

“Embora o rácio de endividamento das famílias portuguesas, em percentagem do rendimento disponível, tenha vindo a diminuir desde 2010, ele permanece ainda acima da média da área do euro, constituindo um elemento de vulnerabilidade da economia, em especial num quadro de expectativas de abrandamento da atividade económica global”, disse numa audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

Sublinhou que “a persistência de baixas taxas de poupança intensifica essa vulnerabilidade”, lembrando que a taxa de poupança dos particulares “situa-se claramente abaixo da média da área do euro e voltou a reduzir-se no primeiro semestre de 2018”.

“Portugal regista uma insuficiência crónica de poupança face às necessidades de capital da economia portuguesa, comparando negativamente com os seus parceiros da área do euro, quer no que se refere às taxas de poupança dos particulares quer das sociedades não financeiras”, disse ainda.

“Para que seja possível financiar de um modo sustentável um aumento do stock de capital da economia será necessário alcançar um aumento da poupança”, frisou.

Em atualização

Ver fonte