São portugueses mas vivem em Bruxelas e fazem vida nas instituições europeias ou em entidades e empresas que as rodeiam. Têm interesses e preocupações distintos mas sabem quanto valem as decisões comunitárias no seu universo. E decidiram juntar-se para debater ideias, conhecer-se e saber como podem colaborar entre si para potenciar resultados e sobretudo para ter em conta nas suas atividades uma ideia do interesse nacional.
É esta a base do Portugal Network, rede que pela primeira vez se junta em Portugal no próximo mês, no Museu das Artes de Sintra. No encontro que acontece a 22 de abril, das 9.00 às 13.00, haverá ainda tempo para ouvir os contributos do comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, e um debate entre o diretor-geral adjunto da DG Informática, Mário Campolargo, o diretor para a Regulamentação e Implementação da Política do Mercado Único, Joaquim Nunes de Almeida, e o conselheiro-chefe de Economia do Centro Europeu de Estratégia Política, Lúcio Vinhas de Souza.
Desta vez, o tema que estará em destaque serão as Políticas Europeias e a Economia Nacional, contando-se ainda com a intervenções do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, de Sofia Colares Alves (Comissão Europeia), de Fernanda Ferreira Dias (direção-geral das Atividades Económicas), de Filipe de Botton (Conselho da Diáspora Portuguesa) e de Henrique Burnay (Eupportunity e Portugal Network).
O Portugal Network nasceu em 2009, quando um grupo de portugueses a trabalhar nas instituições europeias decidiu organizar um primeiro jantar, que se repete periodicamente desde então, sempre com um orador principal convidado. A ideia é trazer à mesa ideias distintas e soluções para melhorar o desempenho, numa perspetiva em que todos têm interesse em fazer valer Portugal e têm consciência de que o interesse nacional se joga nas instituições comunitárias.
Entre os oradores que já participaram nas edições do Portugal Network em Bruxelas contam-se nomes como João Vale de Almeida, Basílio Horta, Vítor Gaspar, Mário Centeno, Jaime Gama ou Braga de Macedo, mas também Paulo Pereira da Silva (Renova), Miguel Neiva (ColorAdd) ou Luís Filipe Reis (Sonae).
Veja aqui o programa completo deste ano.
Deixe um comentário