A construtora automóvel Stellantis anunciou este domingo que o Conselho de Administração aceitou a renúncia de Carlos Tavares do cargo de presidente executivo (CEO), com efeitos imediatos, e que o seu substituto será nomeado no primeiro semestre de 2025.
Em 11 de outubro, a empresa tinha anunciado que o português Carlos Tavares iria sair do grupo e reformar-se em 2026.
Agora, em comunicado, o grupo Stellantis anunciou que o Conselho de Administração, sob a presidência de John Elkann, “aceitou hoje a demissão de Carlos Tavares do cargo de CEO com efeitos imediatos”.
O processo de nomeação do novo CEO permanente “está bem encaminhado, gerido por um Comité Especial do Conselho, e será concluído no primeiro semestre de 2025”, acrescenta o construtor automóvel, que tem uma unidade em Mangualde.
“Até lá, uma nova Comissão Executiva interina, presidida por John Elkann, irá ser estabelecida”, salienta.
O grupo confirmou ainda “o ‘guidance’ [orientação] que apresentou à comunidade financeira em 31 de outubro” último, relativamente a todo o ano de 2024.
O diretor independente sénior da Stellantis, Henri de Castries, afirmou, citado no comunicado, que “o sucesso da Stellantis desde a sua sua criação está enraizado num alinhamento perfeito entre os acionistas de referência, o Conselho e o CEO”.
Contudo, “nas últimas semanas surgiram diferentes opiniões que resultaram na decisão do Conselho e do CEO de hoje”, prosseguiu.
“O nosso agradecimento ao Carlos [Tavares] pelos anos de serviço dedicado e pelo papel que desempenhou na criação da Stellantis, além das reviravoltas anteriores da PSA e da Opel, colocando-nos no caminho para nos tornarmos um líder global na nossa indústria”, afirmou, por sua vez, o presidente do Conselho de Administração (‘chairman’), John Elkann.
“Estou ansioso por trabalhar com o nosso novo Comité Executivo Interino, apoiado por todos os nossos colegas Stellantis, à medida que concluímos o processo de nomeação do nosso novo CEO. Juntos, iremos garantir a implementação contínua da estratégia da empresa no interesse a longo prazo da Stellantis e de todas as suas partes interessadas”, rematou.
A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo e no seu portefólio tem marcas como Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys.
A fábrica do grupo em Mangualde registou um aumento da produção de 2,6% nos primeiros 10 meses do ano, face a igual período de 2023.
Atualmente, a fábrica de Mangualde, no distrito de Viseu, tem cerca de 900 colaboradores e este ano já produziu 72.477 viaturas (dados de janeiro a outubro).
Também a produção de veículos elétricos está a correr como previsto. A produção em série de viaturas elétricas na fábrica de Mangualde da Stellantis arrancou no início de outubro, nas versões de passageiros e comerciais ligeiros, destinadas aos mercados doméstico e de exportação.
Foi a primeira fábrica a produzir veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros elétricos a bateria, de grande série, em Portugal, no âmbito de um investimento de 119 milhões de euros, obtido através de uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial de que a Stellantis é líder – o projeto GreenAuto.
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