//Carris Metropolitana arranca na Margem Sul com dificuldade na contratação de motoristas

Carris Metropolitana arranca na Margem Sul com dificuldade na contratação de motoristas

A Carris Metropolitana entra em funcionamento dia 1 de junho nos municípios de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal e Barreiro (intermunicipal), num total de 153 linhas, embora haja dificuldades no recrutamento de motoristas, foi esta segunda-feira anunciado.

A operação arranca dentro de 15 dias na área 4, a de menor dimensão relativa aos municípios da margem Sul, do distrito de Setúbal, e as restantes áreas, 1, 2 e 3, entram em operação um mês mais tarde, em 01 de julho.

Na área 4, a Carris Metropolitana será operada pela empresa Alça Todi, prevendo-se aproximadamente 153 linhas, 62 das quais novas, de entre 365 percursos, com reforço de horários.

“Há quatro contratos distintos, dois na margem norte e dois na margem sul. O primeiro a entrar em funcionamento é o da área 4 e falamos em números aproximados de linhas, percursos, porque a rede ainda não está fechada, não é estável, é evolutiva”, disse Rui Lopo, do concelho de administração da Transportes Metropolitana de Lisboa.

O responsável explicou hoje aos jornalistas como vai arrancar a operação naqueles seis concelhos da margem Sul, lembrando que a experiência vai servir “de piloto para as restantes três áreas” e admitindo também que esta era a área que estava “pior servida” de transportes urbanos na Área Metropolitana de Lisboa, e que o mesmo se “reflete no seu crescimento”.

Reconhecendo que “nem tudo irá estar a funcionar a 100%” já em 01 de junho, Rui Lopo justifica com a “complexidade de todo o processo”, além de, em certos aspetos, prenderem-se com a falta de componentes eletrónicos que vêm da China.