O JP Morgan Chase e o Citigroup estão entre os cinco grandes bancos que acordaram pagar quase 1,1 mil milhões de euros em multas à União Europeia por combinação de estratégias de negociação de moedas.
O Citigroup foi multado em 310,8 milhões de euros, o Royal Bank of Scotland em 249,2 milhões de euros e o JP Morgan 228,8 milhões de euros, anunciou a Comissão Europeia esta quinta-feira.
Os outros dois bancos são o Barclays, que foi multado em 210,3 milhões de euros e o Mitsubishi UFJ Financial Group que terá de pagar perto de 70 milhões de euros.
O banco UBS, que revelou a existência dos cartéis, e não foi multado.
Os corretores destes cinco bancos trocavam informações sensíveis sobre as suas estratégias de negociação de moedas através de dois carteis que funcionavam em chatrooms na Internet.
O crime envolveu a negociação de 11 moedas: euro, libra, iene, franco suíço, dólares dos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia e as coroas suecas, dinamarquesa e norueguesa.
“A investigação da Comissão revelou que alguns corretores individuais encarregues de negociação de moedas destas moedas em nome dos bancos trocaram informação sensível e planos de negociação, e ocasionalmente coordenaram as suas estratégias de negociação através de várias chatrooms profissionais online”, refere a CE em comunicado.
Deixe um comentário