//Cartel: Suíça multa bancos em 81 milhões

Cartel: Suíça multa bancos em 81 milhões

O regulador da concorrência suíço multou três grandes bancos, incluindo o Citigroup, em 90 milhões de francos suíços (cerca de 81 milhões de euros), por formação de um cartel na negociação de moedas.

O Citigroup foi multado em 28,5 milhões de francos, o Barclays em 27 milhões de francos e o JPMorgan Chase em 9,5 milhões de francos, noticiou a Bloomberg esta quinta-feira. O UBS não foi alvo de multa porque ajudou na descoberta da existência do cartel.

A decisão surge depois de anos de investigações por reguladores europeus e dos Estados Unidos sobre o uso de salas de conversação na Internet (chatrooms) para combinar taxas de câmbio.

Cinco bancos acordaram no mês passado pagar quase 1,1 mil milhões de euros em multas à União Europeia pelo mesmo crime. O Citigroup foi multado em 310,8 milhões de euros, o Royal Bank of Scotland em 249,2 milhões de euros e o JP Morgan 228,8 milhões de euros.

Um dos carteis era conhecido como “Three-way banana split”, segundo a Comco, citada pela Bloomberg. Corretores do Barclays, Citigroup, JP Morgan, RBS e UBS mantinham chatrooms para partilhar informação sensível ao longo de seis anos.

Corretores do Barclays, MUFG Bank, RBS e UBS operavam outra chatroom, a “Essex Express ‘n the Jimmy”, porque todos eles, excepto um, chamado James, viviam em Essex e conheceram-se num comboio para Londres.

Ver fonte