//Católica corta previsão de crescimento para 4% para este ano

Católica corta previsão de crescimento para 4% para este ano

A Católica cortou as perspetivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano em 0,3 pontos percentuais, para 4%, com um intervalo entre 3% e 5%, foi hoje anunciado.

“O ponto central da previsão para o crescimento em 2022 é agora revisto em baixa em 0,3 pontos percentuais para 4%, com um intervalo amplo entre 3% e 5%”, refere a folha trimestral de conjuntura do Necep Católica-Lisbon Forecasting Lab, divulgada hoje.

De acordo com os economistas da Católica, no primeiro trimestre do ano, a economia portuguesa poderá ter crescido 0,2% em cadeia, alcançando um nível equivalente a 98,8% do quarto trimestre de 2019, o último período sem o impacto da pandemia.

“Esta estimativa está envolta em enorme incerteza devido ao comportamento errático em janeiro, fevereiro e março dos indicadores de alta frequência disponíveis”, refere a análise da Católica.

Os economistas destacam que uma “certa fragilidade no final do mês de março sugere que, o segundo trimestre, pode ser inferior ao quarto trimestre do ano passado”.

Contudo, “o choque parece ser bem menor face ao observado nos vários trimestres de confinamento devido à pandemia”.