//CDS diz que desdobramento de escalões do IRS tem efeito “contrário”

CDS diz que desdobramento de escalões do IRS tem efeito “contrário”

O presidente do CDS-PP considerou esta terça-feira que o desdobramento dos escalões do IRS que está a ser trabalhado pelo Governo tem efeito “contrário”, com o Estado a roubar “mais dinheiro às pessoas”, defendendo a redução do número de escalões.

“O desdobramento tem o efeito contrário. Se nós desdobrarmos os escalões do IRS o que acontece é vamos aumentar a capacidade tributária do próprio Estado, vamos ter janelas mais pequenas e as ligeiras flutuações ao nível de rendimentos que vão ser mais tributados do que estão a ser atualmente o que significa que o Estado vai roubar mais dinheiro às pessoas e vai diminuir a sua capacidade de poupança e de libertar a classe média”, afirmou Francisco Rodrigues dos Santos, no Porto.

O líder centrista comentava o anúncio do primeiro-ministro de que o Governo está a trabalhar para que no próximo Orçamento se introduzam desdobramentos nos escalões de IRS entre 10 e 20 mil euros e entre os 36 e 80 mil euros.

Numa visita à 56.ª edição da Capital do Móvel, que decorre até 12 de setembro, na Alfândega do Porto, Francisco Rodrigues dos Santos, considera que tem de haver uma redução dos escalões do IRS e também das taxas que estão associadas “para que trabalhar compense” e seja possível, por um lado “fugir da situação de pobreza”, e por outro “reparar o elevador social.