//Centeno defende adaptação rápida das medidas à evolução da pandemia

Centeno defende adaptação rápida das medidas à evolução da pandemia

O Governador do Banco de Portugal defende uma adaptação rápida das medidas de apoio à economia na resposta aos impactos da pandemia de covid-19.

“Em 2021, para preparar a recuperação as medidas devem ser adaptadas à evolução da crise. É muito importante ser adaptadas neste momento”, afirmou no webinar “A Presidência Portuguesa: rumo a uma recuperação europeia pós-covid”, organizado pela CFA Society Portugal, nesta terça-feira, 26 de janeiro.

A posição é assumida numa altura em que o país está a enfrentar o maior número de casos de infeções e mortes decido à covid-19, com um novo confinamento geral, semelhante ao de março e abril do ano passado.

O antigo ministro das Finanças alertou, no entanto, para as limitações de cada um dos instrumentos que estão a ser usados, tanto pelos países individualmente como pelos reguladores.

“Temos de reconhecer os limites individuais das políticas orçamental, monetária e das políticas macro e microprudênciais”, avisou Centeno, acrescentando que é preciso “tirar vantagem de todas as sinergias das ações harmonizadas e coordenadas”.

Quanto a estratégias de saída, o Governador do Banco de Portugal acredita que “há um espírito na Europa de grande união”, lembrando, no entanto, que muitos setores estão sofrer um impacto muito maior.