//Centeno eleito ministro das Finanças do ano na Europa

Centeno eleito ministro das Finanças do ano na Europa

Mário Centeno foi eleito ministro das Finanças do ano na Europa pela revista “The Banker”. Segundo a publicação, Centeno pode recordar os seus primeiros 12 meses à frente do Eurogrupo com “merecida satisfação”.

“A maratona de negociações que envolveu os ministros das Finanças da Zona Euro no início de dezembro resultou nas reformas mais significativas para o bloco da moeda única desde a crise da dívida soberana”, pode ler-se.

A revista lembra que Mário Centeno foi “uma escolha pouco comum” para um dos lugares de maior prestígio da União Europeia, sendo o primeiro líder do Eurogrupo proveniente de um país do sul da Europa e de um país alvo de resgate. “A eleição do economista português, doutorado em Harvard, foi o reconhecimento da espantosa recuperação económica de Portugal”.

Para a publicação, Centeno terá dois grandes desafios em 2019: a união bancária e o reforço da credibilidade de todo o projeto do euro.

As outras escolhas da “The Banker” recaíram sobre Sri Mulyani Indrawati, da Indonésia, Felipe Larrain, do Chile, Moshe Kahlon, de Israel e Mohamed Maait, do Egito.

Ver fonte

TAGS: