//Centeno: “Mais de um milhão de portugueses teve apoio” da banca

Centeno: “Mais de um milhão de portugueses teve apoio” da banca

O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que “a banca foi muito rápida e eficaz” na adoção de medidas para mitigar o impacto da crise nas famílias e empresas, garantindo que “mais de um milhão de portugueses teve apoio”.

Centeno adiantou, em entrevista à TSF, que ” à moratória pública, os bancos juntaram moratórias privadas e, no total, já foram aplicadas moratórias a 12 mil milhões de euros de créditos que iriam vencer”.

O governo aprovou uma moratória legal aplicável ao crédito à habitação. Os bancos também têm concedido moratórias no crédito a empresas e no crédito ao consumo – exceto plafonds a descoberto e cartões de crédito. Cerca de metade das empresas de crédito especializado têm aplicado moratórias no crédito ao consumo, incluindo linhas a descoberto e cartões de crédito.

Sobre o prolongamento de Carlos Costa como governador do Banco de Portuga – já que seu o mandato acaba em junho -, Centeno disse que “não é incumprir as regras, mas o que é canónico é que haja uma substituição e que isso possa vir a acontecer”.

O ministro salientou que a decisão “cabe ao Governo, terá de ser vista”, que não há nenhuma data, e que o tema terá de analisado com tempo.

Ver fonte