//Centro com 559 milhões de fundos para sustentabilidade e eficiência no uso de recursos

Centro com 559 milhões de fundos para sustentabilidade e eficiência no uso de recursos

Numa sessão realizada esta segunda-feira, no Convento de Cristo, em Tomar, de balanço do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para a região Centro, a responsável pelo programa, Helena Azevedo, afirmou que nesta região se localizam 37% do total dos 2.018 projetos aprovados no país, sendo esta a segunda com maior volume de financiamento, a seguir à região Norte.

Segundo Helena Azevedo, a maior fatia destina-se à área da proteção do ambiente e da promoção da eficiência de recursos, com 468 projetos aprovados, num investimento total de 415 milhões de euros, ao qual está atribuído um fundo de coesão de 283 milhões de euros.

Destes 415 milhões de euros, 385 destinam-se ao ciclo urbano da água, num investimento total de 300 milhões de euros para a melhoria dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento e da qualidade das massas de água.

Helena Azevedo disse que a região Centro está, também, a “apostar forte” na transição energética, com vista à descarbonização, com 65 projetos que contam com um apoio de fundo de coesão aprovado de 113 milhões de euros, que envolvem um investimento total de 250 milhões de euros.

Como exemplo, apontou quatro projetos recentemente aprovados para a produção de hidrogénio e outros gases renováveis em Aveiro, em Leiria e no Oeste.

Referiu também quase 50 projetos de eficiência energética nos edifícios da administração pública, nomeadamente, realizados pelos institutos politécnicos da região e por outras instituições de ensino superior, bem como por diversos hospitais “que estão a fazer fortes investimentos”.