Quando algumas aldeias italianas começaram a vender casas por 1 euro, parecia demasiado bom para ser verdade. Mas o combate ao despovoamento continua a ser uma prioridade e agora vai mais longe. Na região de Molise, a Este de Roma, o incentivo chega agora em forma de mesada.
Serão oferecidos 700 euros por mês durante um período de três anos como apoio à fixação de moradores numa das 106 aldeias desta região. O programa vai ser oficialmente lançado esta segunda-feira, 16 de setembro, e tem como principal público-alvo jovens casais com crianças.
Quem receber este incentivo tem apenas uma obrigação: iniciar um negócio que contribua para a diversificação da economia local.
“Quero que a minha região renasça e evite que as suas autênticas aldeias se transformem em cidades fantasma”, disse à CNN Antonio Tedeschi, conselheiro regional responsável por ele programa. “Precisamos proteger nossas raízes”, acrescentou.
Tedeschi, que também é natural de Molise, assume que o objetivo não é só dar uma nova vida a estas aldeias como também rejuvenescer a economia local”.
Os números mostram que Molise perdeu cerca de nove mil moradores nos últimos cinco anos. Em Filignano, onde Tedeschi nasceu, já só existem 700 moradores. Mas não é a única aldeia. 106 das 136 existentes têm menos de 2000 residentes, mostra a CNN.
Deixe um comentário