//Circulação na Linha da Beira Alta cortada durante nove meses

Circulação na Linha da Beira Alta cortada durante nove meses

A circulação ferroviária no troço Pampilhosa – Guarda da Linha da Beira Alta vai ficar cortada a partir de terça-feira (inclusive), por um período estimado de nove meses, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

A necessidade de encerramento integral da linha é justificada pelas “características técnicas específicas dos trabalhos a realizar em diversos locais ao longo do troço”.

Segundo a IP, atendendo à “elevada complexidade” dos trabalhos, seria impraticável executá-los “mantendo a circulação ferroviária, mesmo que de forma condicionada”.

A opção pela interdição total permite, no seu entender, garantir “a segurança dos trabalhadores em obra” e que as empreitadas decorrerão “com maior eficiência”, levando a “importantes ganhos no encurtamento dos prazos de execução, poupanças ao nível dos encargos e forte mitigação dos transtornos provocados aos utilizadores”.

A IP garante que, no início do próximo ano, os utilizadores da Linha da Beira Alta “passarão a dispor de um serviço de transporte ferroviário de maior qualidade, conforto, segurança e ambientalmente sustentável”.

Durante o período de interrupção, serão disponibilizados transportes rodoviários alternativos aos clientes da Comboios de Portugal (CP).