//CMVM: Jovens investem mais em ações, criptoativos e crowdfunding

CMVM: Jovens investem mais em ações, criptoativos e crowdfunding

Os investidores jovens são mais propensos a fazer investimentos de maior risco, nomeadamente em ações, criptoativos e crowdfunding.

Esta é uma das conclusões do estudo divulgado esta quarta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no evento que marca o arranque da Semana Mundial do Investidor.

Segundo o estudo, “os jovens parecem ter uma tolerância ao risco relativamente maior”. “Mesmo que a grande maioria (77,8%) detenha depósitos, uma parte considerável detém produtos mais voláteis como produtos estruturados (3,6% vs. 1,1%), derivados (2,4% vs. 0,4%) e ICO/Crowdfunding (4,8% vs. 2,0%)”, adianta uma nota com resultados do inquérito.

Acrescenta que “os jovens escolheriam investir 23% dos 100 000 euros em ações, um produto com mais risco, e 39% em depósitos [esta percentagem é mais baixa quando comparada com o grupo de idade superior]”.

Os jovens também procuram mais informação relacionada com o mercado acionista e a legislação, e menos sobre taxas de juro.

De acordo com o estudo, 60% dos jovens procuram informação na Internet – comparando com 43% dos inquiridos não jovens -, 29% junto de amigos e família enquanto 11% não procura informação – comparado com 15% dos inquiridos não jovens.