//CNA: Preços ao produtor em baixa mas grande distribuição sai a ganhar

CNA: Preços ao produtor em baixa mas grande distribuição sai a ganhar

“O que nós assistimos foi a uma baixa de preços aos produtores, o que é evidente nos hortícolas e nas carnes, que não se refletiu no preço ao consumidor, que até subiu. O que quer dizer que quem está a meio — os intermediários e grande distribuição -, acabam por ganhar mais dinheiro com esta situação”, afirmou Pedro Santos da direção da CNA, em declarações à Lusa.

A diferença entre o preço para o consumidor e o valor pago ao produtor, conforme apontou, fica assim na grande distribuição, que lucra, por exemplo, no caso dos hortícolas 200% e 300%.

“É uma diferença muito grande para produtos que não sofrem qualquer tipo de transformação e são vendidos em frescos”, apontou.

O impacto da pandemia de covid-19 fez-se sentir também em subsetores como a carne e o leite, não só pela diminuição da procura e consequente baixa de preços, mas também pelo aumento dos custos associados aos cereais e a rações.

Este aumento, ao não ser refletido no preço pago aos produtores, traduz-se em “situações financeiras muito difíceis, depois de um ano que já não correu nada bem”, podendo levar “muitos agricultores a desistir de produzir”.

Segundo a CNA, na última semana, estes preços registaram um aumento “ténue”, influenciado pelo aproximar da Páscoa e pelo início do desconfinamento desfasado, que, porém, permanece “muito longe” de valores “justos e compensadores” para os agricultores.