A Coca-Cola vai comprar a segunda maior cadeia de cafés do mundo, a Costa, por 4,3 mil milhões de euros. Desta forma, um dos maiores grupos de refrigerantes do mundo vai ficar as quase quatro mil lojas da Costa em mercados como a Europa e a China.
O anúncio foi feito esta sexta-feira, depois da administração da Whitebread Plc, a empresa que detinha até agora os cafés Costa, ter aprovado unanimemente o negócio. O preço de venda é 780 milhões de euros superiores ao esperado, o que levou a que as ações da Whitbread subissem 19%.
A compra da maior cadeia de cafés – só ultrapassada pela Starbucks – vai de encontro ao desejo da Coca-Cola de diversificar as bebidas e ir dar resposta a consumidores cada vez mais preocupados com as questões de saúde, numa altura em que vários países começaram a introduzir impostos sobre o açúcar.
“As bebidas quentes é um dos poucos segmentos de bebidas onde a Coca-Cola não tem uma marca global”, diz James Quincey, CEO da Coca-Cola, citado pela agência Reuters. “A Costa dá-nos acesso a este mercado, com uma forte plataforma de café”.
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