Portugal é dos países europeus com combustíveis mais caros, que já superam valores praticados há 10 anos. Esta segunda-feira há uma nova subida.
A gasolina e o gasóleo subiram mais de 35 vezes num ano, escreve o Jornal de Notícias.
No espaço de um ano, o preço da gasolina já aumentou 38 vezes e o do gasóleo 35. Amanhã, o gasóleo deverá subir mais 3,5 cêntimos e a gasolina 2,4.
Atualmente, Portugal tem a sexta gasolina mais cara da União Europeia e ocupa a sétima posição no diesel. São valores recordes que só se comparam com os praticados em 2008 e 2011, quando protestos contra o aumento dos preços dos combustíveis ameaçaram parar o país.
Os preços nos combustíveis têm não só impacto na bolsa de cada português como estão a afetar as exportações. Mais de 60% do que o país importa vem por estrada.
A Associação Empresarial de Portugal, citada pelo Jornal de Notícias, pede investimentos urgentes na ferrovia, porque as empresas não podem esperar mais. Também o sector agrícola se queixa que tem dificuldade em fazer chegar os seus produtos às prateleiras dos supermercados, apesar do gasóleo verde, que reembolsa parte dos consumos.
Os impostos são o fator que mais pesa no preço dos combustíveis: 59% no caso da gasolina e 53% no do gasóleo. Apenas 30% do preço final diz respeito ao custo à saída da refinaria, depois há que contar ainda com a incorporação de biocombustíveis que pesam 6,7% no gasóleo e 2,4 na gasolina.
Deixe um comentário