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Segundo o Relatório da Qualidade de Serviço Técnica (QST) relativo a 2022, o número de incumprimentos dos padrões individuais de continuidade de serviço foi de 64.020, sendo a maior parte (mais de 63.500) destes incumprimentos verificados em clientes de baixa tensão normal (BTN).
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De acordo com a ERSE, no ano passado, estes incumprimentos deram lugar ao pagamento, por parte dos operadores da rede, de cerca de 765.313 euros em compensações aos clientes, dos quais, 628.324 a clientes de baixa tensão do continente (segmento que inclui os clientes domésticos e pequenos negócios).
O valor total de 2022 corresponde a uma subida de 28% face a 2021.
“Quando o operador da rede de distribuição não cumpre os padrões individuais de continuidade de serviço (número e duração de interrupções longas), os clientes afetados são automaticamente compensados, sem que seja necessária qualquer solicitação”, refere a ERSE na informação hoje divulgada.
Refira-se que a vertente técnica da qualidade de serviço abarca questões como a continuidade de serviço, ou seja, a disponibilidade do serviço de fornecimento, bem como a qualidade da energia elétrica, explica a entidade reguladora.
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O relatório dá ainda conta que na Rede Nacional de Transporte, operada pela REN-Rede Elétrica Nacional, foram registadas, em 2022, “duas interrupções acidentais longas nos pontos de entrega de Alcochete e Carvoeira” com a duração de, respetivamente, 6,9 e 9,2 minutos.
Apesar destas duas ocorrências de fornecimento de longa duração, que foram acidentais, a ERSE considera que “os padrões individuais de continuidade de serviço foram cumpridos na totalidade dos pontos de entrega”.
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