Partilhareste artigo
A confiança dos empresários na Alemanha caiu pela primeira vez em maio, depois de seis subidas consecutivas, porque “as expectativas na economia alemã são muito mais pessimistas”, foi anunciado.
Relacionados
O índice de confiança empresarial do instituto de investigação económica alemão (Ifo) para o conjunto da Alemanha caiu este mês para 91,7 pontos, contra 93,4 em abril.
“A confiança na economia alemã sofreu um revés”, declarou o presidente do Ifo, Clemens Fuest, que acrescentou que os empresários estão menos satisfeitos com a situação atual e mais céticos em relação ao verão.
No setor da indústria transformadora, a confiança das empresas piorou acentuadamente, especialmente as expectativas, que registaram o maior declínio desde março de 2022, após o início da guerra na Ucrânia.
O Ifo observou uma deterioração das expectativas em quase todos os setores.
Subscrever newsletter
A confiança das empresas manteve-se no setor dos serviços e no comércio piorou acentuadamente, especialmente no comércio grossista.
O indicador da situação atual tornou-se negativo no comércio, após cinco meses positivo, e o ceticismo em relação às expectativas aumentou acentuadamente.
Na construção, a confiança dos empresários diminuiu em maio, devido a uma pior avaliação da situação atual e ao facto de as expectativas se terem mantido tão pessimistas como no mês anterior.
Deixe um comentário