//Confinamento geral começa com visita da presidente da Comissão Europeia e 8 comissários a Portugal

Confinamento geral começa com visita da presidente da Comissão Europeia e 8 comissários a Portugal

O primeiro dia do novo confinamento geral do País, sexta-feira 15, vai ser marcado por um evento presencial de grande envergadura que envolverá muitas dezenas de pessoas, entre eles líderes da Comissão Europeia e quase todos os ministros do gabinete de António Costa. Também haverá uma audiência presencial com Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém.

O conjunto de medidas altamente restritivas à circulação da população e à atividade económica começa à meia-noite desta sexta-feira e deve durar pelo menos um mês.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mais oito comissários europeus (mais os respetivos assessores e staff) estarão em Lisboa para celebrar com vários membros do governo português, primeiro-ministro incluído, o início da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que vai prolongar-se até ao final do primeiro semestre.

Numa mensagem gravada em vídeo, Von der Leyen argumentou que a sua comitiva é “pequena” e que esta visita é muito importante, apesar da situação pandémica de Portugal. Em todo o caso, a chefe máxima da Comissão prometeu que vão ter todos muito cuidado.

Fonte oficial do Centro Cultural de Belém (CCB) anunciou esta quinta-feira que “perante a necessidade de adotar novamente um conjunto de medidas de contenção da pandemia covid-19, informamos que o CCB suspende a atividade cultural ao vivo e os seus serviços, até ao próximo dia 30 de janeiro”.

No entanto, pode não haver cultura, mas haverá política pois o CCB estará de portas abertas para a visita da comitiva de Bruxelas.