O Conselho da Diáspora Portuguesa (CDP) foi reconhecido, pelo Estado português, como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).
Na base do reconhecimento está o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido através da plataforma EurAfrican na promoção das relações entre Portugal e África, nota o CDP em comunicado.
“As autoridades portuguesas com competências na política externa já olham para a próxima edição do EurAfrican Forum como mais uma oportunidade de valorizar o relacionamento entre o nosso país e o conjunto do continente africano, de valorizar o papel que o nosso país tem como pivô da relação mais geral entre Europa e África”, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, no último encontro anual da instituição. O também vice-presidente honorário do CDP reconhece a sua importância como instrumento de diplomacia e influência.
Por seu lado, Filipe de Botton, presidente da Direção do CDP, declarou que “este reconhecimento é uma honra e um estímulo para continuarmos a trabalhar no aprofundamento das relações entre a Europa e África e nas oportunidades decorrentes de novas ligações entre as redes de diásporas dos dois continentes,” acrescentando que Portugal está a assumir um papel de liderança.
Deixe um comentário