//Consumo de cerveja recupera este ano? Contexto é de “grande imprevisibilidade”, dizem cervejeiras

Consumo de cerveja recupera este ano? Contexto é de “grande imprevisibilidade”, dizem cervejeiras

Questionada sobre quais são as expectativas para este ano, em que mais uma vez os grandes festivais de música foram cancelados devido à pandemia, fonte oficial da SCC, dona da cerveja Sagres, disse à Lusa que “ainda é cedo” para tirar conclusões.

“O verão está a começar e a imprevisibilidade sobre inúmeros fatores é enorme, muito condicionado pelo enquadramento da situação que estamos a viver”, acrescentou.

“A nossa expectativa face à evolução dos programas de vacinação e à entrada em vigor do Certificado Verde Digital é que se verifique uma retoma gradual das atividades económicas e se assista ao regresso do turismo internacional”, afirmou, por sua vez, fonte oficial da Super Bock Group.

“Contudo, o contexto é ainda de grande imprevisibilidade, como podemos assistir pelo desconfinamento do país a vários ritmos e com medidas distintas”, salientou a mesma fonte, apontando que a Super Bock Group, “embora [com] algum otimismo”, está a gerir a operação “com prudência, pois é expectável que o consumo, nomeadamente fora de casa, continue a ser feito em condições muito particulares, o que irá prolongar os efeitos” no setor.

Relativamente ao primeiro semestre, a Super Bock adianta que “o desempenho nas vendas e no consumo de cerveja — assim como de outras categorias de bebidas refrescantes — (…) continuam fortemente penalizados pelas medidas necessárias que têm sido impostas para combater a pandemia”.

Já a SCC refere que “foi necessário rever todo o planeamento de comunicação face à realidade concreta” em que o país se encontra e aos desafios que existem pela frente.