//Consumo: Online cai menos do que compras em lojas físicas

Consumo: Online cai menos do que compras em lojas físicas

Os portugueses estão a gastar menos em compras do que nas primeiras semanas da epidemia de coronavírus em Portugal mas o consumo através da Internet cai menos do que as compras em lojas físicas.

Segundo a SIBS, ” na semana de 23 a 30 de março, verificou-se uma redução no número de compras online, que diminuiu 30 pontos face à média registada antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19 registado em Portugal”. O valor compara “com o acentuar da quebra do número de transações presenciais em loja, que registou esta semana uma quebra de 56 pontos base no número de compras totais em comparação com o registo médio anterior ao início da propagação do novo coronavírus” no país.

Pré-visualização da imagem

“As compras online têm ganho um peso crescente no total das compras efetuadas ao longo das últimas semanas, registando uma quebra menos significativa relativamente ao panorama global do consumo em Portugal”, refere a SIBS num comunicado divulgado esta terça-feira.

“No que se refere ao montante médio das compras no comércio online, passou de uma média de 37,5 euros por compra, antes do registo do primeiro caso, para os atuais 39,7 euros por compra na semana de 23 a 30 de março, um aumento de 6%”, adianta.

Nos pagamentos, o MB Way tem vindo a reforçar a sua posição face a outros meios de pagamento nas compras online. Na última semana, de 23 a 30 de março, registou um aumento de 20 pontos face à semana anterior.

A epidemia de coronavírus começou na China no final de 2019 e alastrou a todo o mundo. Em Portugal, a epidemia causou já 160 mortos e há 7443 casos confirmados de infetados com a doença.

Foi declarado o estado de emergência em Portugal e grande parte da população está em isolamento em casa, estando apenas a funcionar os serviços essenciais.

Ver fonte