//Cotação do barril Brent fecha abaixo dos 100 dólares

Cotação do barril Brent fecha abaixo dos 100 dólares

A cotação do barril de Brent no mercado de futuros de Londres, para entrega em maio, fechou na terça-feira abaixo dos 100 dólares pela primeira vez desde o segundo dia da invasão russa da Ucrânia, há cerca de três semanas.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar em baixa de 5,73%, nos 99,12 dólares por barril.

Em termos absolutos, a cotação do Brent baixou 6,02 dólares em relação aos 105,14 com que encerrou as transações na segunda-feira.

Algum otimismo com o diálogo entre ucranianos e russos, a perceção de que a Europa vai continuar a importar petróleo russo a curto prazo, bem como o receio que novos confinamentos na China afetem a procura contribuíram para a descida da cotação.

A descida abaixo do limiar simbólico dos 100 dólares ocorre apenas oito dias depois de a cotação ter quase atingido os 140 dólares, um máximo desde 2008, perante a eventual falta de fornecimento, em resultado das sanções aplicadas à Federação Russa.

“A principal razão para a venda massiva no mercado de petróleo foi o entendimento dos investidores de que a Europa não vai dispensar o petróleo russo imediatamente”, disse Fawad Razaqzada, analista da ThinkMarkets.