//Covid-19. Banco de Portugal assegura atendimento e acesso aos serviços bancários

Covid-19. Banco de Portugal assegura atendimento e acesso aos serviços bancários

O Banco de Portugal garantiu esta segunda-feira que vai continuar a assegurar o
atendimento aos clientes e o acesso aos serviços bancários, apesar das medidas
de contenção por causa da pandemia de Covid-19.

Em comunicado, o supervisor
anuncia que a maioria das agências continua a atender clientes, apesar de em
alguns casos limitarem as presenças ao balcão. São excecionais as agências com
os balcões encerrados. “Os clientes continuam a ter total acesso ao
dinheiro disponível nas contas”.

Ainda assim, os clientes estão a
ser aconselhados a realizarem as operações bancárias pelos canais digitais. Nas
agências, estão a ser tomadas as medidas necessárias, no âmbito das orientações
públicas de distanciamento social e isolamento profilático.

Para garantir que a banca
continua a financiar a economia real, o supervisor vai permitir que as
instituição menos significativas funcionem temporariamente com liquidez e
fundos próprios abaixo do recomendado. O BCE já tinha tomado a mesma medida
para os grandes bancos.

Estão também adiados os testes de
stress, a supervisão presencial e as respostas às reclamações dos clientes.

Ver fonte

TAGS: