//Covid-19: Feirantes dizem que Governo podia ter acelerado abertura

Covid-19: Feirantes dizem que Governo podia ter acelerado abertura

A Federação Nacional das Associações de Feirantes (FNAF) considera que o Governo podia ter acelerado o processo de abertura das feiras e mercados de venda de produtos não alimentares, apesar de compreender que não podem vender ao postigo.

“Conseguimos perceber e colocar-nos na posição de 05 de abril, mas não via qualquer inconveniente se quisessem acelerar o processo e colocar já a partir de dia 15” de março, disse Joaquim Santos, presidente da FNAF, em declarações à Lusa.

O responsável afirmou que, no plano de desconfinamento anunciado hoje pelo Governo, “não há discriminação”, reconhecendo que os feirantes “não conseguem vender ao postigo”.

“Se o governo quisesse ser mais arrojado podiam ter colocado já nesta fase. Iremos estar mais 15 dias confinados e esperar pela abertura como o restante comércio”, adiantou.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje um plano de reabertura de atividades “a conta-gotas”, considerando que neste momento se pode falar “com segurança” de uma “reabertura progressiva da sociedade”.

António Costa falava aos jornalistas no Palácio da Ajuda, em Lisboa, no final do Conselho de Ministros, que esteve desde manhã reunido para aprovar o plano do Governo para desconfinamento do país, no âmbito da pandemia de covid-19.