//Covid-19: ISEG prevê queda de 8,4% do PIB em 2020

Covid-19: ISEG prevê queda de 8,4% do PIB em 2020

O valor foi conhecido hoje na Síntese de Conjuntura de dezembro de 2020, e melhora marginalmente a previsão de uma variação do PIB de -8,5% feita na síntese de novembro.

A síntese hoje divulgada aponta também para uma quebra trimestral, nos últimos três meses do ano, uma variação de -2,9% do PIB face ao terceiro trimestre e uma quebra do PIB no quarto trimestre de 9% quando comparada com o ano anterior.

“Assim, no essencial, mantêm-se as previsões do relatório anterior, com um decréscimo homólogo de 9% para o PIB no 4.º trimestre, a que corresponde, dadas as estimativas do INE para os trimestres anteriores, uma variação de -2,9% face ao trimestre anterior e um decréscimo anual de 8,4% face a 2019”, releva o ISEG.

Para 2020, o Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta para uma queda de 10,0% da economia portuguesa, com a Comissão Europeia e o Conselho das Finanças Públicas a esperarem uma recessão de 9,3%, o Governo de 8,5%, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) de 8,4% e o Banco de Portugal de 8,1%.

Já o indicador de tendência do conjunto de atividade do ISEG “depois de ter estabilizado em outubro decresceu em novembro”.

“Este resultado foi determinado por uma evolução tendencial mais negativa na indústria e no volume de negócios no comércio retalhista em novembro, sendo de esperar que o mesmo terá ocorrido no volume de negócios nos serviços”, pode ler-se na síntese de conjuntura hoje divulgada.