//Covid-19: Ministério da Cultura diz que apoio de abril foi pago na maioria na semana passada

Covid-19: Ministério da Cultura diz que apoio de abril foi pago na maioria na semana passada

O Governo afirmou hoje que o pagamento do apoio social extraordinário referente a abril para os profissionais do setor foi feito, maioritariamente, na semana passada, mas segundo estruturas representativas dos trabalhadores tal só começou a acontecer na quarta-feira.

“O pagamento referente ao mês de abril do apoio extraordinário aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura [no valor de 438,81 euros, correspondente a um Indexante dos Apoios Sociais (IAS)] foi feito, na maior parte dos casos, na semana passada. Os restantes pagamentos estão a ser feito esta semana, prevendo-se que fiquem concluídos até [sexta-feira]”, refere o Ministério da Cultura, numa resposta enviada hoje à agência Lusa.

No entanto, segundo estruturas representativas dos trabalhadores, só na quarta-feira à noite receberam informação, de vários profissionais do setor, de que os pagamentos tinham começado a ser processados.

Ruy Malheiro, da Ação Cooperativista, considera que se trata de uma “repetição de março”: “O pagamento devia ter sido feito no final do mês e começou ontem [quarta-feira] e já tarde”, disse, aludindo ao que se passou com a primeira tranche deste apoio, que deveria ter sido paga no final de mês de março e só o foi em abril.

Já a presidente da Plateia — Associação de Profissionais das Artes Cénicas, Amarílis Felizes, que também não tem conhecimento de que alguém tenha recebido o apoio na semana passada, alerta que se trata de “pagamentos referentes a paragens nos meses de janeiro, fevereiro e março, de um apoio anunciado em janeiro”.

“A primeira tranche do apoio alguns profissionais só receberam há pouco tempo”, salientou.