//Covid-19. PME podem acumular 47 mil milhões de perdas em três meses

Covid-19. PME podem acumular 47 mil milhões de perdas em três meses

A pandemia do novo coronavírus poderá custar às pequenas e médias empresas portuguesas qualquer coisa como 47 mil milhões de euros nos próximos três meses. Em causa estão perdas de vendas superiores a 80%, anuncia a Fixando, plataforma online de origem portuguesa que facilita a contratação de serviços locais.

A conclusão é obtida a partir do inquérito ‘Estarão os Negócios dos Portugueses Preparados para o Covid-19?’ que a Fixando realizou junto de 20 mil empresas, no decorrer desta semana, e que mostra que 40% dos inquiridos estimam que os cancelamentos levem a uma perda de mais de 80% no volume de negócios. Mas há 25% a prever uma quebra de vendas que vai dos 40% aos 80%. Só 10% dos inquiridos não esperam qualquer prejuizo com esta situação.

“Segundo os últimos dados disponibilizados pela Pordata, o volume de negócios das PME em 2018 foi de 238,5 mil milhões de euros, aproximadamente 19,8 mil milhões por mês. Se o país parar durante três meses e a perda de negócios for superior a 80% como revela o inquérito, podemos apontar para uma perda total a rondar os 47,7 mil milhões de euros para as PME”, explica, em comunicado, o CEO da Fixando, Miguel Mascarenhas.

As conclusões do inquérito mostram, ainda, que as perdas diárias podem ser superiores a 500 euros para 9% das empresas, embora a grande maioria aponte para valores da ordem dos 50 a 100 euros por dia. Só no mês de março, 27% das empresas inquiridas estima perder entre 500 e mil euros de vendas, mas há um 1% dos inquiridos a assumir perdas, no corrente mês, da ordem dos cinco mil euros. O estudo permite, ainda, perceber que a maioria dos negócios (59%) não podem funcionar em regime de teletrabalho.

Ver fonte

TAGS: