O confinamento devido à epidemia de coronavírus tem levado a um aumento das compras dos pagamentos online. Mas também tem levado criminosos a burlar mais vítimas nos serviços MB Way e MB Phone.
Entre as queixas que têm surgido estão as de pequenos comerciantes, cujas contas bancárias acabaram a zeros depois de serem enganados por burlões.
A táctica dos criminosos passa por convencer as vítimas a cederem-lhes o controlo das suas contas bancárias, sem perceberem que o estão a fazer.
Se não utiliza ou não sabe utilizar o MB Way ou o MB Phone, tenha cuidado. Nunca vá a uma caixa Multibanco – ATM – por indicação de possíveis clientes com a promessa de que vai receber um pagamento. Se lhe disserem para se dirigir a um Multibanco e seguir instruções, recuse imediatamente.
Também não deve ceder dados pessoais ou das suas contas bancárias a terceiros.
O MB Way e o MB Phone são serviços da SIBS que permitem serviços, como pagamentos e transferências de forma automática, através do telemóvel, sem ser preciso usar um cartão de pagamento. São cada vez mais usados pelos portugueses pela sua conveniência e segurança.
Mas, se tem dúvidas sobre a sua utilização, informe-se primeiro, antes de começar a usar.
Para tirar dúvidas, pode consultar a página do MB Way na Internet e a área sobre o MB Phone, no site sobre operações Multibanco, da SIBS.
Deixe um comentário