//Daniela Braga: Resolução da privacidade de dados é o maior desafio da inteligência artificial

Daniela Braga: Resolução da privacidade de dados é o maior desafio da inteligência artificial

Questionada sobre qual é o maior desafio da inteligência artificial neste momento, Daniela Braga apontou a “partilha segura de dados anonimizados entre [mercados] verticais porque o problema é que está toda a gente em cima de pilhas e pilhas de dados, sem conseguir tocar neles ou, tocando a medo, mas à procura de ferramentas de anonimização”, que é uma das coisas que também a DefinedCrowd faz, “mas sempre tudo muito controlado”.

Daniela Braga, que é especialista em inteligência artificial e integra o grupo de trabalho escolhido pelo Presidente norte-americano para definir uma estratégia nesta área nos Estados Unidos, defende que “seria muito interessante que dentro do mesmo vertical se pudessem partilhar dados anonimizados para fazer o avanço da área mais rapidamente”.

Ou então, acrescentou, “até entre países, uma espécie de federação, alianças tecnológicas”, porque, enquanto a partilha de dados estiver segmentada, a tecnologia não avança.

Este é um dos “problemas da Europa”, em que “cada país tem” como o caso da Espanha e Alemanha, que “ainda têm as suas regiões mais restritas, as suas províncias, e cada província tem as suas regras de partilha de dados”, aponta a responsável.

“Portanto, enquanto não se tirarem essas barreiras geográficas a tecnologia não avança rápido”, alerta.

Atualmente, “cada um está por seu lado a tentar fazer alguma coisa individualmente em vez de criar alianças, isso vai ser muito difícil de ultrapassar, vai atrasar muito a tecnologia”, remata.