//Depois da Apple, Amazon também supera fasquia do bilião

Depois da Apple, Amazon também supera fasquia do bilião

A Amazon superou esta terça-feira o bilião de dólares (cerca de 865 mil milhões de europ) valor de mercado. É a segunda empresa americana a ultrapassar essa fasquia. A primeira foi a Apple que ultrapassou essa avaliação no início do passado mês de agosto. Apesar do marco conseguido pela empresa liderada por Jeff Bezos, a criadora do iPhone continua a ser a empresa mais valiosa do mundo.

Antes destas gigantes, já a PetroChina tinha superado aquela marca, apesar de ter durado pouco tempo com uma avaliação tão elevada. As ações da Amazon e da Apple têm tido subidas elevadas. A empresa de comércio eletrónico mais que duplicou de valor nos últimos 12 meses, segundo dados da Reuters. E a subida é ainda mais expressiva em prazos mais longos.

Em outubro de 2009, os títulos da Amazon tinham ultrapassado pela primeira vez a fasquia de 100 dólares. Em outubro do ano passado já valiam mais de 1000 dólares. No passado mês de agosto superara os 2000 dólares. E na sessão desta terça-feira negociaram acima de 2050 dólares.

A empresa de comércio eletrónico tem vendas anuais acima de 200 mil milhões de dólares e está a desafiar setores mais tradicionais como a distribuição e mesmo o negócio bancário, causando disrupções nessas áreas de atividade. A Amazon tem cerca de 575 mil funcionários.

A valorização das ações da Amazon tornou o fundador da empresa e o maior acionista, Jeff Bezos, na pessoa com a maior fortuna do mundo. Segundo as últimas estimativas da Bloomberg, o património de Bezos está avaliado em 166 mil milhões de dólares. Tem uma distância cada vez maios de Bill Gates, o segundo na lista dos mais ricos. A fortuna do fundador da Microsoft está avaliada em 98,1 mil milhões de dólares.

Atualizada às 17:15 com mais informação

Ver fonte