Partilhareste artigo
O endividamento do setor público aumentou 2,1 mil milhões de euros em janeiro, para 346,2 mil milhões de euros, divulgou esta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).
Segundo a nota de informação estatística referente ao primeiro mês de 2022, destaca-se um crescimento do endividamento do setor público perante o exterior e o setor financeiro”.
O relatório avança que a dívida do setor público aumentou 1,7 mil milhões perante o exterior e 1,3 mil milhões junto do setor financeiro.
Esse incremento, “foi parcialmente compensado pela diminuição do endividamento junto das próprias administrações públicas (1000 milhões de euros), aponta ainda a nota.
Subscrever newsletter
A dívida do setor privado (empresas e particulares) aumentou em janeiro 1,1 mil milhões de euros, para 425 mil milhões de euros.
O documento estatístico refere ainda que o endividamento das empresas privadas cresceu 0,8 mil milhões de euros, sobretudo junto do exterior (900 milhões de euros).
Já a dívida dos particulares aumentou 200 milhões de euros, principalmente junto do setor financeiro.
Na nota, o BdP adianta que o endividamento das empresas privadas cresceu 5,3% comparativamente com o período homólogo de 2021, o que correspondeu a uma aceleração de 1,1 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior.
A dívida dos particulares aumentou 3,9% relativamente ao homólogo, mais 0,3 pp do que o verificado em dezembro.
No que toca ao endividamento global do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) há a registar em janeiro um aumento de 3,2 mil milhões de euros, para 771,3 mil milhões de euros.
Deixe um comentário