//Dívida pública atingiu em abril a meta do governo para o final do ano 

Dívida pública atingiu em abril a meta do governo para o final do ano 

A dívida pública portuguesa atingiu em abril as metas anuais (em valor absoluto e em rácio do produto interno bruto ou PIB) previstas pelo Ministério das Finanças para o final de 2021, indicam dados ontem revelados pelo Banco de Portugal (BdP), a instituição responsável pelo apuramento deste indicador orçamental.

Ou seja, o valor da dívida chegou ao limite definido no Programa de Estabilidade oito meses antes do tempo.

A dívida na ótica de Maastricht, o critério seguido na avaliação das contas públicas do país e que é a referência na aplicação do Pacto de Estabilidade, atingiu 272,7 mil milhões de euros no final de abril, revelou ontem o banco central governado por Mário Centeno.

O cenário macroeconómico do governo elaborado pelas Finanças assume que o PIB nominal deste ano deverá rondar os 213,3 mil milhões de euros, com a economia a crescer cerca de 4% em termos reais, segundo as últimas previsões que constam do Programa de Estabilidade apresentado em abril.

À luz deste valor e do andamento do défice, as Finanças estabeleceram uma meta para o rácio da dívida de 128% do PIB, o que significa que no final do ano o ministro das Finanças, João Leão, estará a contar com uma dívida próxima de 273 mil milhões de euros em valor.

Portanto, em abril, a dívida nominal já estava em cima da meta do Programa de Estabilidade. E idem no caso do rácio, uma vez que os 272,7 mil milhões de euros agora reportados pelo BdP equivalem já a 127,8% do PIB. Duas décimas menos face à meta anual assumida por João Leão.