//Doações em Portugal contra novo coronavírus acima dos 35 milhões de euros

Doações em Portugal contra novo coronavírus acima dos 35 milhões de euros

Já foram doados mais de 35 milhões de euros em Portugal em instrumentos para combater o novo coronavírus. Os dados incluem as doações de particulares, empresas, fundações e até a disponibilização de material. A recolha da informação foi feita pelo portal Observatório das Doações, apresentado esta sexta-feira e que foi desenvolvido pela consultora Aliados e pela agência FES – Filling Emty Spaces.

A compra de ventiladores é o principal destino das doações, com cerca de 11,5 milhões de euros, ou seja, 32,5% da verba angariada em pouco menos de dois meses. Seguem-se os 10 milhões de euros da campanha de resposta global à Covid-19 da União Europeia, que reúne o Governo e mais 20 empresas.

As fundações são as entidades que mais doaram até agora, com cerca de seis milhões de euros, ou seja, 36,3% do montante obtido até ao momento. Bancos e instituições financeiras seguem na segunda posição, com 3,21 milhões de euros (19,5% das doações). As doações de particulares correspondem a 281 mil euros.

Distribuição e origem das doações. Fonte: Observatório das Doações

Distribuição e origem das doações. Fonte: Observatório das Doações

Graças ao fundo de emergência de cinco milhões de euros para a Covid-19, a Fundação Calouste Gulbenkian é a entidade que mais apoiou os esforços contra o novo coronavírus em Portugal.

“O Observatório de Doações tem como principal objetivo inspirar e continuar a promover esta solidariedade global a que se tem assistido nos últimos tempos. A luta contra este novo vírus faz-se com o apoio de todos e, enquanto recolhíamos informação para lançar esta plataforma, foi interessante verificar que a ajuda tem tomado diversas formas, e vindo de todos os setores”, explica Inês Santos Silva, diretora executiva da Aliados Consulting, citada em nota de imprensa.

Ver fonte

TAGS: