Partilhareste artigo
As economias da zona euro e da União Europeia registaram o melhor desempenho de sempre desde o início da atual série, em 1995, no terceiro trimestre deste ano, comparando com os três meses anteriores, indicam os dados do Eurostat divulgados nesta terça-feira.
Entre os meses de julho e setembro, os países da moeda única tiveram uma subida de 12,5% e, no conjunto dos 27 Estados-membros, o PIB expandiu-se 11,5% face aos três meses anteriores, recuperando das quedas de 11,7% no segundo trimestre deste ano e de 3,7% nos primeiros três meses de 2020.
Em comparação com o mesmo trimestre de 2019, o PIB diminuiu 4,3% na zona euro e 4,2% na UE entre julho e setembro, uma recuperação parcial depois de ter afundado 14,7% e 13,9%, respetivamente, no trimestre anterior.
Portugal com o quarto melhor desempenho
Entre julho e setembro, o PIB português cresceu 13,3% na variação trimestral e recuou 5,7% na homóloga, em ambos os casos com valores acima da média.
Subscrever newsletter
Face ao trimestre anterior, a França (18,7%), Espanha (16,7%) e Itália (15,9%) registaram as maiores taxas de crescimento do PIB entre julho e setembro, depois de terem registado, estes mesmos países, as maiores diminuições entre abril e junho.
A Grécia (2,3%), Estónia e Finlândia (3,3% cada) e a Lituânia (3,8%) apresentaram os menores aumentos do PIB e, à exceção da Grécia, cujo PIB recuou 14,1%, os outros dois países também tinham tido as menores quedas em cadeia no segundo trimestre.
Na comparação homóloga, a Grécia apresentou, no terceiro trimestre, a maior quebra no PIB (-11,7%), seguida da Croácia (-10,0%) e Malta (-9,2%).
Com Lusa
Deixe um comentário