//Efacec: Ministro da Economia espera completar venda até ao fim de junho

Efacec: Ministro da Economia espera completar venda até ao fim de junho

O ministro da Economia, António Costa Silva, disse hoje esperar finalizar o processo de venda da Efacec à portuguesa DST SGPS até ao final de junho, no âmbito de reprivatização da empresa.

A posição de António Costa Silva foi transmitida durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da discussão sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), quando questionado pelo deputado social-democrata Joaquim Miranda Sarmento sobre o tema.

“A negociação com a DST está a decorrer. O contrato inicial foi corrigido, foi renegociado. Pensamos que até ao fim de junho vamos ter o prazo para completar todo o processo”, disse o governante.

A Parpública anunciou, em 25 de março, que assinou, com a portuguesa DST SGPS, o acordo de venda direta da participação que detinha na Efacec, no âmbito da reprivatização da empresa.

“Quando se fechar este ciclo, portanto, daqui a alguns meses, vamos ter a reestruturação de capitais próprios da empresa, o que incluirá uma capitalização pré-fecho. Essa capitalização pré-fecho vai ser decidida por uma auditoria independente. Esperamos que depois da sua capitalização pré-fecho, a Efacec assuma o seu compromisso de injetar na empresa os 81 milhões de euros, que permitirá depois também a libertação das garantias públicas que foram prestadas”, acrescentou o ministro.

António Costa Silva frisou que “a Efacec é uma das nossas grandes empresas tecnológicas”, mas foi muito flagelada pela pandemia, salientando que “quando o Estado interviu foi exatamente para assegurar as condições de reposição de estabilidade financeira e operacional da Efacec”.