//Emissão de obrigações do Novo Banco eleita a melhor operação do ano na Europa

Emissão de obrigações do Novo Banco eleita a melhor operação do ano na Europa

A emissão de 400 milhões de euros de obrigações do Novo Banco foi eleita pela International Financial Review (IFR) como a melhor operação de instituições financeiras europeias. O Novo Banco foi a única instituição portuguesa a receber esta distinção da IFR, considerada a mais prestigiada publicação financeira neste tipo de emissões. O banco foi premiado conjuntamente com outros emitentes como o Lloyds, a Nestlé, a Bayer, a Uber ou a Universidade de Cambridge.

“Esta emissão de dívida subordinada a 10 anos, que concretizada em junho de 2018 representou o regresso do Novo Banco ao mercado, veio provar a confiança dos investidores no projeto do banco, tendo sido a primeira emissão de dívida desde a sua criação”, diz em comunicado a instituição liderada por António Ramalho.

Para o sucesso da emissão contribuiu um roadshow em Londres e Lisboa, levado a cabo pelo management. A operação, que teve como bookrunners o JP Morgan e o Morgan Stanley, foi concluída à taxa anual mínima previamente definida, tendo havido uma larga adesão na troca de obrigações cupão zero de longo prazo.

Esta operação concretiza-se depois de em outubro do ano anterior o Novo Banco ter sido vendido ao Lone Star, o que envolveu um reforço de capital próprio pelo fundo norte-americano de mil milhões de euros.

A 4 de Outubro, o Novo Banco concretizou a compra e reembolso antecipado de 4743 milhões de euros de obrigações, uma operação que permitiu o cumprimento dos objetivos de capital e ganhos equivalentes num valor acima de 500 milhões de euros.

Ver fonte

TAGS: