//Empresa de software Exictos forma para as fintech em Luanda

Empresa de software Exictos forma para as fintech em Luanda

A Exictos, empresa de software para aplicações financeiras, vai abrir em novembro um novo curso de formação em tecnologias de informação para futuros quadros dos bancos de Angola. O programa, oferecido pela Academia Asseco da empresa portuguesa de capitais polacos, vai para a terceira edição e tem início durante o primeiro trimestre do próximo ano.

Através da Exictos, o grupo Asseco lançou este ano o seu primeiro programa de formação na área das fintech. Pela academia, passaram na segunda edição do curso 20 formandos, metade dos quais absorvidos pela empresa que atua na consultadoria aos bancos.

Em comunicado, a empresa explica que o objetivo “é contribuir para o desenvolvimento do capital humano em Angola, formando e certificando especialistas em tecnologias de informação que possam depois prosseguir as suas carreiras em áreas ligadas à atividade bancária”.

O programa de oito semanas aborda temas como mercados e produtos financeiros, meios de pagamento, soluções de banca de retalho, soluções de cartões de crédito e débito, e transferências a crédito e pagamentos. É desenvolvido em Talatona, junto a Luanda.

Em Angola, a área das fintech tem vindo a ser explorada em negócios de banca digital de instituições como o Banco Millenium-Atlântico e Banco Angolano de Investimentos, ou via aplicações como a Xikila Money, do Banco Postal.

A Exictos, constituída em 1998 na Madeira, atua em vários países africanos de língua oficial portuguesa. Foi adquirida há três anos pelo grupo polaco Asseco, um dos maiores grupos europeus na área das tecnologias financeiras e com atividade em 54 países.

Ver fonte